sustentabilidade, projeto social, projeto ecológico, mudas, arvores, urbanização verde, meio ambiente

Juiz de Fora + Verde: Uma campanha pelo meio ambiente

 

A preservação do meio ambiente é um tema muito debatido ultimamente em conferências internacionais e em encontros nacionais. Isso acontece devido à ação do homem de explorar o meio ambiente sem preservá-lo.

A Mata Atlântica, por exemplo, que se estende por vários estados brasileiros, teve 1,9 milhão de hectares desmatados entre 1985 e 2017. Apesar de que, entre o ano de 2016 e 2017 ela teve a menor área desmatada desde 1985, foram anos de desmatamentos sem uma ação de preservação ou recuperação.

A importância da árvore para o meio ambiente

Cada árvore derrubada provoca a morte de outros seres vivos. Uma única árvore da Mata Atlântica abriga mais de 20 tipos de plantas. Sendo em sua maioria, bromélias e orquídeas, que vivem como epífitas. Essa mesma árvore abriga outros seres, como bactérias, fungos, aranhas, insetos e até macacos, morcegos e aves.

As árvores também auxiliam na proteção do solo, da água e na regulação do clima. As raízes de uma árvore adulta absorvem até 250 litros de água por dia. Uma boa parte dessa água é lançada na atmosfera pela transpiração.

A Amazônia, por exemplo, é uma grande floresta que auxilia na regulação do clima de quase toda a América do Sul. Além disso, ela interfere de forma positiva no clima do planeta.

As raízes das árvores tem efeito anti-erosivo. Isso permite que trechos de terra que tenham muitas árvores não sofram com a erosão. Isso acontece tanto pela raiz segurar a terra como pela absorção da água pela árvore.

O problema é que o ser humano ainda continua desmatando. Aqui no Brasil, o desmatamento acontece para que sejam criadas novas áreas de pasto para o gado, para o plantio de grãos para servir de alimento para a pecuária, como para exportação, e para exploração da madeira.

Reflorestamento como solução

Uma forma de começarmos a corrigir nosso erro é combatendo o desmatamento e reflorestando áreas que foram desmatadas. O reflorestamento tem por objetivo fazer o plantio de árvores em áreas que foram desmatadas por causas naturais ou pelo homem. Porém ele também é utilizado para realizar plantações de árvores, como o eucalipto e pinus, para fins lucrativos.

O reflorestamento para auxiliar o meio ambiente precisa utilizar árvores nativas. Ele contribui para recuperar áreas que foram degradadas, assim como para aumentar a fauna e a flora. Além disso, ele evita que o solo sofra com a erosão e que os rios fiquem protegidos.

Reflorestar é uma forma de cada um auxiliar o meio ambiente a se manter em equilíbrio. Cada um pode fazer sua parte na recuperação de lugares que foram desmatados. Basta plantar uma árvore. Se cada pessoa no Brasil plantasse apenas uma árvore teríamos 209,3 milhões de novas árvores.

Juiz de Fora + Verde

Você pode fazer sua parte para auxiliar na recuperação de áreas degradadas. A Mr Fly, com o apoio da prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e a Ponto Verde Jardinagem, estão com o projeto Juiz de Fora + Verde. Para cada ecobag vendida uma árvore será plantada nas margens do Rio Paraibuna em Juiz de Fora.

As ecobags são feitas com algodão 100% reciclado e com estampas exclusivas. São 5 estampas no total, com ilustrações que promovem a sustentabilidade.

Com as ecobags você pode fazer suas compras do mercado, da feira e até em lojas de roupas e outros artigos. Dessa forma, também estará contribuindo com o meio ambiente na redução do uso de sacolas plásticas.

Você pode comprar as ecobags pela Amazon. Além disso, siga a Mr Fly nas redes sociais: FacebookInstagram e Twitter. Assim, você ficará por dentro das nossas novidades.

Faça parte dessa campanha e ajude a plantar mais árvores!