Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

Saiba como desidratar flores e folhas para usar na decoração da casa

Saiba como desidratar flores e folhas para usar na decoração da casa

Você gosta de usar elementos naturais para fazer a decoração da sua casa? As flores e folhas são ótimas para esse fim. Você pode optar por fazer lindos jardins suspensos ou ter alguns vasinhos espalhados estrategicamente pela casa.

Uma outra forma de usar as plantas para decorar é fazer quadros com elas. Isso mesmo, quadros. Mas para isso é necessário desidratá-las.

Dentre os métodos existentes, vamos ver hoje o método de prensar as plantas. Você vai precisar de poucos materiais e tempo. Confira abaixo como fazer a desidratação!

Desidratar flores e folhas

Você vai precisar de:

  • Flores e folhas dos mais variados tipos;
  • Folhas de jornal;
  • Papel mata-borrão (ou papel para aquarela que seja de algodão);
  • Prensa.

Dica 1: Ao escolher as flores e folhas, opte por aquelas que são mais fininhas. Evite suculentas, elas possuem muita água, o que dificulta na hora da secagem. Colha sempre flores secas, isso facilitará seu trabalho.

Dica 2: Corte o caule das flores rente à elas, para que fique somente a flor na hora de desidratar.

Como fazer a prensa

A prensa é simples de fazer. Basta você ter duas pranchas de madeira do mesmo tamanho. Faça um furo em cada ponta. Compre 4 parafusos longos que caibam no furo, 4 pares de arruelas e 4 borboletas. Confira abaixo como vai ficar:

prensa

1. Com a prensa em mãos, coloque 3 folhas de jornal. Em seguida, coloque 1 folha do papel mata-borrão. É interessante que você corte as folhas de jornal e o papel mata-borrão de um tamanho que caiba na prensa.prensa

2. Preencha o papel com as flores e folhas. Se você pegou muitas flores de uma mesma variedade prefira colocá-las todas juntas, se não pode colocar várias espécies na mesma folha. Deixe um espaço entre as flores e folhas.

3. Agora cubra com outro papel mata-borrão e coloque mais 3 folhas de jornais. Repita o mesmo processo até que fique a uma altura que ainda dê de colocar os parafusos e a prancha superior. Encaixe as borboletas e aperte bem.

4. Depois de pronto, deixe a prensa em um lugar que ninguém vá mexê-la. Se quiser, pode colocar dentro de uma caixa de plástico, colocar um saquinho de sílica dentro e tampar a caixa. Assim, a sílica vai ajudar a absorver a umidade.

5. Na primeira semana, é necessário trocar o jornal a cada 2 dias. Na segunda semana não é necessário trocar o jornal. A desidratação vai de 2 a 3 semanas, dependendo da grossura das plantas e da umidade da sua localidade.

Dica: Se quiser, você pode usar, ao invés da prensa, um livro bem grosso.

livroLeia mais: 6 Alternativas Eco-friendly de papel de presente

Armazenamento das plantas desidratadas

Para guardar as plantas desidratadas, você pode usar envelopes ou caixinhas de papel. Uma dica é separar em cada envelope uma espécie de flor ou folha diferente e do lado de fora colar um exemplar da planta que está dentro do envelope.

Suas flores e folhas estão prontas para a decoração! Se ficou alguma dúvida no passo a passo, confira o vídeo abaixo:

Como fazer decoração com as plantas desidratadas

Agora que você já sabe como desidratar as plantas, podemos ir para a parte que vamos usá-las na decoração.

Separamos 3 exemplos de como usá-las, confira:

1. Quadro

Você pode fazer lindos quadros com plantas. Para isso você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Moldura com vidro;
  • Papel Canson;
  • Flores e folhas secas;
  • Cola gel;
  • Pincel;
  • Tesoura;
  • Pinça;
  • Guardanapo;
  • Caneta nanquim;
  • Tinta spray verniz fosco.

1. Corte o papel canson do tamanho que caiba na moldura. O papel vai servir como fundo.

2. Posicione, em cima da mesa, as flores e folhas do jeito que você quer que fique no quadro. Em seguida, com o auxílio da pinça e do pincel, passe a cola gel do lado de trás das folhas e flores e vá colando no papel.

3. Com o guardanapo, pressione de leve sobre a colagem para absorver a cola em excesso. Agora espere secar.

4. Com a caneta nanquim faça arabescos e galhinhos para finalizar a colagem. Assine o quadro, se quiser.

5. Aplique a tinta spray verniz fosco para dar uma proteção a mais à colagem. Espere secar. Agora é só encaixar a colagem na moldura e pendurar na sua sala ou onde você preferir.

Observação: Com o tempo, é normal que as plantas secas percam a cor. Para retardar esse processo, evite deixar o quadro numa parede ou lugar que pegue a luz do sol diretamente.

quadroLeia mais: 10 Dicas de como cultivar e cuidar de suculentas

2. Cartão

Você pode fazer lindos cartões para presentear seus amigos com as folhas e flores desidratadas.

Para isso, siga os mesmo passos da colagem de no papel, usado no exemplo do quadro. A diferença é que o corte do cartão vai ser diferente.

Corte o papel Canson de modo que ele vire um cartão. Na frente do cartão faça o passo a passo que foi detalhado para fazer o quadro. Depois que o verniz secar é só finalizar o cartão com um poema ou a frase que você quiser.

cartão

3. Decorar os vidros das portas e janelas

Você pode usar as flores e folhas desidratadas para enfeitar as janelas ou vidros das portas da sua casa.

Você vai precisar de:

  • Papel contact transparente do tamanho do vidro;
  • Folhas e flores secas.

1. Retire o papel do papel contact e cole as flores e folhas no plástico. Disponha-as da sua maneira e gosto.

2. Com a ajuda de um pano ou aplicador de papel contact (para evitar bolhas) cole ele no vidro. É necessário que o vidro esteja bem limpo. E está pronta sua porta ou janela!

flores secas

Com essas dicas, sua casa vai ficar linda e bem florida! Deixe nos comentários como foi desidratar as plantinhas e como foi decorar a sua casa com elas.

Compartilhar:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>