Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

Construa seu próprio terrário

Construa seu próprio terrário

O terrário é um miniecossistema que cabe dentro da sua casa, na sua sala ou no escritório. Em cada miniecossistema vivem diferentes plantinhas que trabalham em harmonia entre si. Há inúmeros modelos de terrários, grandes ou pequenos, abertos ou fechados, que acomodam diferentes plantas.

As plantas mais indicadas para os terrários são as suculentas, já que elas não necessitam de tanta água. Assim, ele não precisa ser regado diariamente. Além disso, elas são mais resistentes e crescem de acordo com o ambiente em que vivem.

Se você gosta desses pequenos ecossistemas saiba que é muito fácil de criar o seu próprio terrário. Saiba como no passo a passo abaixo:

Crie seu terrário

Você vai precisar de:

  • Aquário pequeno em formato redondo ou algum outro pote de vidro;
  • Pedrinhas pequenas de jardim;
  • Terra vegetal;
  • Areia de construção;
  • Mudas de suculenta;
  • Pedras para ornamentação;
  • Objetos pequenos de decoração (opcional).

Hora de montar!

  1. Pegue seu aquário ou pote de vidro que vai utilizar para montar o terrário. Coloque dentro dele as pedrinhas pequenas. Faça uma boa base para as suculentas. Essa base de pedrinhas é muito importante para escoar o excesso de água.
  2. Logo depois, em um recipiente separado, misture a terra vegetal e a areia de construção, na proporção de 2 por 1, respectivamente. Depois de misturar, coloque um pouco dessa mistura no pote de vidro.A areia ajuda na absorção da água.
  3. Agora é hora de pegar as suculentas e acomodá-las na nova casa delas. Se elas estiverem em vasinhos é preciso apertá-los de leve para soltarem a suculenta. Ela deve sair com a terra e depois você tira o excesso. Agora sim, acomode as suculentas  da forma que preferir dentro do aquário. Depois de acomodadas coloque o restante da terra até cobrir as raízes, procure deixar a terra nivelada.
  4. Agora é hora de ornamentar. Disponha as pedras maiores entre as suculentas e se quiser pode colocar enfeites como cogumelos de cerâmica ou outros objetos.

Dicas importantes

  • Regue seu terrário, em média, uma vez por semana. Ou, então, perceba quando ele ja está com a terra seca para poder regar. Isso porque as suculentas não gostam de muita água. Se você regar muito elas podem adoecerem e morrerem por excesso de água.
  • Coloque o terrário no sol, menos se ele for totalmente fechado. As suculentas gostam da luz solar.
  • Não coloque nada de madeira para enfeitar o terrário. A madeira pode trazer fungos ou mesmo criar fungos, o que pode levar as suculentas a adoecerem.

Fique com algumas ideias criativas para inspirar a criação de seu terrário.

Compartilhar:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>