Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

Aprenda em 7 passos como criar sua horta

Aprenda em 7 passos como criar sua horta

Costumo pensar que ter uma horta em casa é um ato político. Isso porque, temos a possibilidade de dizer não aos alimentos vendidos no mercado que, em sua maioria, são cheios de veneno e outros produtos químicos. Porém, é necessário saber como iniciar uma horta em casa. Pensando nisso, separamos 7 passos de como criar sua horta.

E mesmo que você more em apartamento, vai poder criar sua própria horta.

A horta e a saúde

Poder plantar seu próprio alimento é conhecer todas as etapas pelas quais ele passou e saber exatamente o que está no seu prato. Não há nada mais empoderador e revolucionário que cuidar de um pé de alface desde pequenino, vê-lo crescer e por fim, colhê-lo e comê-lo fresquinho.

Dessa forma, os ciclos da natureza são vistos de perto. Você começa a entendê-los e perceber que o ciclo da nossa vida tem muitas semelhanças com os da natureza. Você percebe que tudo acontece ao seu tempo, que você só pode colher as frutas do pé de morango quando elas madurarem, se acaso colher antes elas não vão estar docinhas. Ou então, você até pode colher as cebolinhas de folha quando ainda jovens, mas as mais velhas serão maiores e mais encorpadas.

Bem, poderia ficar divagando as várias semelhanças e nuances, mas vamos aos 7 passos para você começar a sua horta:

7 passos de como criar sua horta

1. Escolha o local

Prefira um local que pegue de 5 a 6 horas de sol por dia e que seja protegido do vento. As hortaliças precisam de algumas horas de sol, preferencialmente o sol do amanhecer ou entardecer.

Se não for possível ter um lugar que é protegido do sol e do vento, você pode comprar as telas de sombrite que resolvem essas questões.

2. Como plantar

Há algumas formas de cultivo, como a hidroponia ou plantar diretamente no solo. É preciso primeiro escolher qual você vai querer usar na sua horta. Se for o método em que planta-se diretamente no solo, é necessário demarcar os canteiros, assim você terá um bom aproveitamento do espaço. Se for o método hidropônico é necessário montar a estrutura.

Agora, se você mora em apartamento, escolha um lugar que pegue sol, como a área de serviço ou a sacada e planeje quantos vasos podem caber no espaço. Depois disso é hora de comprá-los. Você pode pendurar os vasos e até fazer uma horta vertical.

horta

3. Preparar o solo

Para quem possui espaço para fazer a horta no pátio é necessário ver se o solo é fértil e fofo. Se não for é bom prepará-lo primeiro. Para isso, use esterco de gado, adubo de composteira ou compre um adubo próprio deixar o solo fértil.

Se você for plantar em vasos, vá em agropecuárias e compre a terra pronta que é uma mistura de adubo e terra para colocar nos vasos e fazer o plantio.

Com o tempo é preciso fazer a manutenção das duas formas de cultivo. Para isso, você pode usar o esterco de gado ou adubo orgânico, quando for horta no pátio, ou adubos líquidos que você encontra na agropecuária ou casa de floricultura, quando a horta for no apartamento. Se você tiver espaço para uma composteira, utilize o adubo dela nos seus vasos.

Leia mais: 10 Dicas de como cultivar e cuidar de suculentas

4. Cuidados com as plantas

Não adianta em nada você fazer uma horta, plantar e deixar ao acaso. As plantas precisam de cuidado durante o crescimento. Um dos cuidados é a retirada de ervas daninhas que podem vir a crescer junto dos canteiros. É necessário arrancá-las, pois elas acabam consumindo o adubo que era para ser somente das plantas, além de impedir que as hortaliças peguem a luz do sol.

Outra questão é a irrigação. Em épocas mais quentes é necessário regar os canteiros todo final do dia, pois o sol acaba tirando muita umidade da terra. Em outras épocas menos quentes e mais chuvosas, nem sempre será necessário regar todo dia, apenas quando notar que as plantas começam a murchar ou que a terra está sem umidade.

5. Controle de pragas e insetos

Ter uma horta é estar sujeito ao ataque de insetos e outras pragas. A parte boa é que existem várias formas naturais e simples de fazer esse controle.

As principais pragas que podem atacar sua horta são pulgões, lesmas e lagartas.

6. Conheça suas plantas

Você precisa conhecer suas plantas, saber a quantidade de sol que elas precisam, se gostam de muita ou pouca água, qual o espaçamento entre elas. Enfim, você precisa conhecer as características do cultivo de cada planta.

Felizmente, as plantas mais conhecidas como alface, cebolinha, cenoura, repolho, entre outras, são fáceis de cultivar.

Então, primeiro pesquise e depois comece a plantar.

plantas

7. Cultive utilizando a agricultura biológica

Um dos princípios da agricultura biológica é a rotação de culturas. Isso significa que em um canteiro que foi plantado alface deve receber outra espécie após o término da primeira. Dessa forma, o solo se comporta de uma maneira melhor.

Outro princípio a ser usado, que já falamos acima, é a compostagem. Faça compostagem e utilize seu adubo na horta. Assim, você estará fazendo bem ao meio ambiente e à sua saúde, com alimentos naturais produzidos com adubo orgânico.

Quer mais dicas sobre horta? Então curta e compartilhe o post.

Compartilhar:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>