01-calça-masculina-topo

Dicas sobre calça jeans masculina

Mr. Fly

20/03/2012
às 13h35

por Mr. Fly

Todo homem tem no mínimo uma calça jeans no guarda-roupa, né? Também, não é por menos, o jeans é universal e veste todo mundo bem, além de ser prático e confortável. Mas mesmo sendo tudo de bom, sempre tem dicas para melhorar e evitar alguns errinhos. Separei algumas aqui para vocês, espero que gostem!

Sobre a modelagem, acho que o ideal é combinar com o seu estilo e isso varia bastante. Observe:

Básica - É aquela peça curinga que dificilmente sai de moda, ela é a calça no ponto exato – nem muito reta, nem muito justa, nem com o cós muito caído ou muito certinha. Ideal para ocasiões bem casuais, combinada com camiseta e peças básicas. Nos pés sempre um tênis plano.

Slim Fit - Ela é justa no corpo, mas não igual a skinny. Pode ser usada em ocasiões casuais e até formais quando combinada com um bom blazer ou cardigan. Tome cuidado para que haja tecido sobrando em todo o comprimento da perna. Combina com sneaker, tênis plano, abotinados mais esportivos (geralmente de camurça) ou coturno.

Reta - Essa é a calça ideal para o trabalho. O gancho fica no lugar, o corte reto e não largo dá um ar mais clássico e sofisticado. Combina com vários estilos, do básico (t-shirt) ao mais sofisticado (blazer, cardigan e pólo). Nos pés, sapatos mais esportivos e de camurça (Tome cuidado com as cores). Não use com sapato social!

Street - Tem que ter bastante estilo para usar! Os cuidados devem ser redobrados, por exemplo: não ser larga demais, não arrastar no chão, cores lisas e sóbrias, o cós tem que ficar no máximo 2 dedos abaixo da cintura. Combina exclusivamente com tênis planos, sejam eles sneakers, de surf ou skate wear.

P.S.: Evite bolsos desnecessários, correntes penduradas, cordinhas, fechos, velcros, botões e qualquer coisa pendurada na calça. As peças clean são sempre a melhor pedida!

As cores ideais (fora as naturais azul jeans) são as mais básicas e sóbrias, sem manchas e destonados. Preta, cinza e caqui combinam com tudo e podem ser usadas até no trabalho e ocasiões mais formais. Já para quem curte as coloridas, o ideal seria um verde bandeira – como o da foto – ou variações de azul – pois lembram o próprio jeans. Se for usar colorida, a peça tem que ser mais larguinha e totalmente lisa.

É tão comum ocorrer erros. O mais grave é misturar o jeans com sapato social – não pode! Pois esse tipo de calça é esportiva, e não dá para fazer hi-lo no trabalho. Se precisa usar sapato social, opte por uma calça de sarja ou até mesmo uma de alfaiataria bem cortada. Mas há outros detalhes que devem ser evitados:

Manchas ou desbotado - Manchas nas calças desvalorizam muito a peça e o look. Já o desbotado, é normal ter naquele jeans mais surrado, mas não pode ter aquelas manchas só na coxa (sabe aquelas que aumentam a perna?), fica muito feio.

Dobrar a barra - Nesse caso vale principalmente para calças largas ou retas. Além de encurtar a perna, não combina com nenhum sapato. O ideal é mandar cortar e deixar na altura certa para a sua perna. Há exceções para calças mais justas, mas apenas se você quiser copiar aquele estilo italiano que mostra a canela, caso contrário, evite.

Skinny Colorida – Acho que skinny em si já seria bom evitar, mas caso você queira muito usar, não use-a colorida.

Muito Justa - Calça muito justa não fica bem em nenhum corpo masculino e com nenhum sapato. Acredito também que não seja confortável.

P.S.: Claro que existem homens mais fashionistas, que gostam de arriscar modelagens e cores, acho bem legal também. Mas se você for um cara ‘normal’ que só se veste para sair de casa mesmo, escolha sempre opções mais básicas. O menos é mais para os homens! :)

Sylvia Santini

  • Newsletter

    Receba nossas novidades por e-mail.
  • Indicamos