Mr. Fly l Moda Sustentável - peças ecológicas e conteúdo consciente

9 CASAS NATURAIS CONSTRUÍDAS POR MULHERES INSPIRADORAS

cover-mrfly
collage
Esta coleção de nove casas convergem em um ponto em comum, todas foram construídas por mulheres. Com troncos, palha, junco, argila, cal, adobe (uma mistura de água, terra e areia, normalmente em forma de tijolo), super adobe (a mesma mistura, porém incrementada com palha e outros componentes), terra compactada, cascas de plantas (bétula, por exemplo) e estruturas tradicionais de madeira e argila.

 

Vamos conhecer melhor cada uma dessas mulheres:

1- Paulina Wojciechowska – Polônia

Paulina Wojciechowska é arquiteta e construtora natural, e construiu esta casa na Polônia. É uma construção com estrutura de troncos, palha e parede de terra misturada e compactada com madeira. Mais conhecida por construir com super adobe, utiliza com frequência fardos de palha como fundamento de suas casas. No vídeo à direita, Paulina fala sobre seu trabalho e sua fonte de inspiração como construtora natural.

2- Wendy Howard -Portugal

Wendy Howard vive em Portugal, onde está transformando seu terreno de 2 hectares em um paraíso de permacultura, um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza, desconectado das redes de alimentação e saneamento comuns. No vídeo, conta sua história e mostra todos os projetos que já reuniu, incluindo a restauração e ampliação de sua casa de pedra com um encantador banheiro feito de uma mistura e compactação de terra; além de muitos outros com fontes de alimentação e saneamento independentes, com direito a moinho d’água para gerar eletricidade, sistema de energia solar para o aquecimento de água e instalações sanitárias de compostagem de minhocas. É possível fazer doações, se caso quiserem colaborar com o projeto de seu inspirador centro educativo.

3- Ileana Mavrodin – Romênia

Esta casa de terra e barro compactados foi construída pela arquiteta e construtora natural Ileana Mavrodin, de Casa Verde, na Romênia, que junto com outros construtores está utilizando materiais naturais de seu país com o objetivo de ajudar o povo local a redescobrir suas habilidades e riquezas locais e o espírito comunitário. Pode-se ver as etapas da construção de sua casa na sua página da Internet, desde os alicerces e fundamentos até a estrutura de troncos do telhado verde. No vídeo, é possível fazer um tour, em inglês, por sua casa.

4- Carole Crews – Novo México – EUA

Esta é a casa de adobe de Carole Crews, também especialista em outras técnicas de construção natural. Os adobes são tijolos de barro(terra + água), areia e palha, secos ao sol antes de serem usados. Carole conta a história de sua casa no vídeo à direita. Escritora do livro “Clay Culture” – em português, cultura de argila- , guia o leitor através dos métodos de construção tradicionais do Novo México, passando pela restauração de casas de barro e receitas para misturar argilas.

5- Heidi Vilkman – Finlândia

Nesta casa de campo na Finlândia, Heidi usou uma grande variedade de técnicas de construção natural, como alicerces feitos de escombros, paredes com estrutura de super adobe revestidas de pedra, camadas impermeáveis de casca de bétula sob as paredes de palha voltados para o norte, terra misturada com madeira para as paredes voltadas para o sul e uma estrutura de telhado também feita de troncos de madeira. O teto se constitui por uma estrutura independente e circular de troncos. O projeto deixa um topo circular no alto dessa estrutura, formando uma claraboia que permite que a luz entre e incida diretamente no coração da casa.

6- Liz Johndrow – Carolina do Norte – EUA

Apresentamos  Liz Johndrow, e sua casa de campo construída com estrutura de madeira, um tipo de argila e reboco de barro. Foi feita por onze mulheres voluntárias, nas proximidades de Ashville, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Liz concede cursos em Nicarágua, onde introduz estilos contemporâneos de construção natural.

7- Sigi Koko – Oeste Virgínia – EUA

Seria complicado encontrar outra casa de campo com melhores referências sustentáveis que esta casa de fardos de palha no oeste da Virgínia, nos Estados Unidos, construída por Sigi Koko, arquiteta e construtora natural. Com fundamentos feitos de escombros, paredes de palha rebocadas de barro no interior e de cal no exterior. Toda a madeira foi cultivada a nível local ou reciclada, como a madeira das janelas.

 8- Elke Cole- Tanzânia

Elke Cole começou sua aventura de construção natural com uma mistura de argila, areia e palha na ilha de Vancouver, no Canadá. Mais para frente, passou 10 anos em O.U.R Ecovillage, construindo com outros materiais naturais, como fardos de palha e argila. Sua casa é uma construção de mistura de terras com um teto abobadado de adobe, que construiu com as pessoas do local enquanto ministrava seus cursos. Esta casa de campo (foto) se encontra nos pés das montanhas Irangi, no bosque Miombo na Tanzânia.

9- Poula-Line – Dinamarca

Poula-Line construiu sua casa com estrutura de troncos, fardos de palha e reboco de barro na aldeia ecológica Fri&Fro – Livre e Feliz- em Egebjer, na Dinamarca, inspirada em uma concha de caracol que encontrou em uma praia da Malásia. Enquanto isso, vivia em uma cabana de palha que se chamava “a Casa Pitufo”. A casa principal conta com 75 metros quadrados de superfície no primeiro andar e duas pequena habitações nos pisos em espiral.

 

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>