Mr. Fly l Moda Sustentável - peças ecológicas e conteúdo consciente

Porta-lápis criativos e sustentáveis

Porta-lápis criativos e sustentáveis

Acabou o Carnaval e finalmente, como muitos dizem, o ano começou. As aulas do colégio, faculdade iniciam. Pensando nisso este post traz diferentes formas de você reinventar seu porta-lápis ou porta-canetas. E você que já não pretende mais estudar pode utilizar um destes no seu local de trabalho. Além disso, pode ser uma ótima saída para reutilizar materiais que você nunca imaginou usar e que simplesmente seriam jogados no lixo seletivo.

Sabe aquele ralador que está meio enferrujado, velho e que já não tem utilidade? Transforme-o em um porta-lápis. É necessário que você coloque um suporte no fundo conforme a altura das canetas e lápis. O interessante deste porta-lápis é que você pode pendurar ele na parede do escritório, cantinho da bagunça para organizar o material das crianças. E ainda você utiliza este item como decoração. Olha que lindo e diferente! Claro que os lápis coloridos deram o toque final para este item ficar lindo e ainda combinou com a parede.

http://www.upcyclemagazine.com/weekend-link-round-up-7

Se você gosta mais de itens geek então este porta-lápis é o ideal para você. Só espero que você saiba o que é disquete. Lembra deles? Isso mesmo você vai precisar de cinco disquetes para montá-lo. Podem ser de uma cor só ou diferentes cores. Use sua criatividade. Você pode colar os disquetes ou utilizar braçadeiras ou arames para juntá-los através dos furos existentes no disquete. Este porta-lápis ainda tem um diferencial, pois, você pode utilizar a cobertura móvel do disquete como porta cartões ou bilhetes.

Claro que não poderíamos deixar de fora o porta-lápis de garrafa PET. Este é muito simples de fazer, então sem desculpas. A garrafa PET cria um efeito translúcido lindo, ainda mais se levarmos em consideração que hoje existem garrafas PET de diferentes cores, tamanhos e você pode decorar do seu jeito. Se quiser pode forrar com papel, adesivo ou tecido. Mas não se esqueça de forrar ao menos a borda para que ninguém se corte onde ficam as rebarbas. Use sua imaginação e criatividade e crie seu porta-lápis com seu toque pessoal.

Você ainda tem listas telefônicas pela casa e nunca usa ou não sabe o que fazer com elas? Então você pode transformá-las num lindo porta-lápis :)

Parece difícil, mas olhando as fotos fica mais fácil. Primeiramente, você tem que definir que tamanho será seu porta-lápis. Marque na lista telefônica dos dois lados. Tenha em mãos uma régua para auxiliá-lo na hora de cortar. Para cortar utilize um estilete. Corte com cuidado para não se machucar.

Corte a capa o mais próximo da margem, estas partes não serão utilizadas no porta-lápis.

Separe as folhas da lista em cinco partes com clipes ou grampos. Se você quiser ser mais criativo, deixe separado alguns telefones que você possa precisar como: livraria, pizzaria, farmácia ou seu próprio telefone.

No meio do porta-lápis foi utilizado um lápis mas você pode inovar e utilizar outros materiais reaproveitáveis como pedaços de madeira, galhos de árvore pequenos ou mesmo uma caneta que iria para o lixo. Para colar será preciso cola quente.

Para transformar as partes em compartimentos você precisa da ajuda de um tubo de papelão de rolo de papel higiênico. Pois ele dará a forma. Para moldar melhor retire o clips e após estar certo do molde coloque novamente.

Ao fazer o molde você perceberá que as folhas não ficam todas do mesmo tamanho. Com uma tesoura corte as pontas das páginas de modo que todas possuam o mesmo tamanho. Depois, aplique cola quente na ponta das páginas e cole formando os compartimentos. Repita este mesmo procedimento até colar todos.

Pressione cada compartimento com as mãos (conforme a foto) para auxiliar a colagem.

Você praticamente já possui um porta-lápis, mas ele ainda é frágil. Para deixá-lo firme é necessário realizar a decoupage. Existem produtos especiais, mas você pode usar cola branca. Passe por dentro e foram dos compartimentos e ainda nas bordas superiores. Isso garantirá a durabilidade e resistência do seu porta-lápis. Aplique duas demãos.

Após duas demãos é hora de cobrir o fundo. Para cobri-lo você pode fazer um suporte com o tubo de papelão (conforme a foto) para manter a estabilidade. Aplique duas demãos de cola na parte inferior de modo que as páginas fiquem presas juntas.

Depois das aplicações de cola,  sinta se sua peça está estável, depois é hora de cobrir o fundo. Você pode faze-lo de cartolina, borracha, pedaço de EVA, cortiça ou outros materiais. Use a imaginação. Corte no formato de sua peça e cole. O fundo precisa ser resistente para sustentar seus lápis e canetas.

Logo após colar a cartolina preta recomenda-se o acabamento com duas demãos de cola para selar e dar estabilidade ao porta-lápis.

Você também pode fazer os compartimentos de diferentes tamanhos e pintá-los. Visto de cima parece uma flor  *-*

Fonte: http://www.chicaandjo.com/2009/02/24/recycle-phone-book-into-pen-organizer/

Certamente é trabalhoso, mas não é difícil. Você terá um porta-lápis diferente, criativo e feito por você. Use sua imaginação, libere sua criatividade e transforme materiais sem uso em objetos úteis e decorativos. O meio ambiente agradece.

 

Saudações ecológicas,

Vanessa Kukul

Comments ( 3 )

  1. Replytailson
    muito legal adorei
  2. Replyana clara rabelo silva
    quero fazer um porta lapis anima
  3. Replyjuliana
    olha eu achei criativo mas da muito trabalho

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>