Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

O que é moda consciente?

O que é moda consciente?

Consciente: caracterizado por ter consciência do meio ambiente e da própria existência, sensações e pensamentos.

É uma palavra bonita, tem um significado bonito e é profundo. É pacífico. É generoso, compassivo, empático. Ao longo dos últimos anos, foi abusada no campo da consciência humana, referindo-se a um estado de despertar na consciência e na mente de alguém. Foi usada em excesso nos blogs, sites e revistas “woowoo”, até o ponto em que você diz consciente e a primeira coisa que você pensa é meditação, yoga, terapia de cristal e nova era.

Mas a consciência também pode estar relacionada com a maneira de viver em harmonia com os arredores. Faz todo o sentido: estou consciente da natureza ao meu redor, sou consciente do fato de que minhas ações influenciarão os seres que me rodeiam e sou consciente de fazer parte deste planeta e de agir de acordo.

Isso é exatamente o que é a moda consciente!

Onde “Moda Consciente” é usada?

O quê? Não era moda consciente? Você é consciente da moda quando escolhe a moda consciente. É um palíndromo! Não tenho certeza de que palíndromo seja a palavra certa aqui, mas você entendeu. Eles significam o mesmo. Você pode ter ouvido falar sobre a moda consciente, mesmo dos grandes nomes fast fashion (moda rápida, o oposto de Slow Fashion). H & M tem uma linha chamada “H & M Conscious”. Com esta linha, eles comprometem-se a ser éticos, sustentáveis e querem permitir que clientes conscientes façam compras com a paz de espírito. Eles usam materiais como o algodão orgânico (que é cultivado com menos produtos químicos e resíduos de água do que o algodão regular), materiais de comércio justo e materiais reutilizados e reciclados sempre que possível.

Mas, mesmo que a H & M e outros gigantes do fast fashion se comprometam a ser mais conscientes na moda, sabemos que o fast fashion nunca pode ser completamente sustentável. Como um vestuário barato e de baixa qualidade nunca pode ser ético e sustentável? O fato de que essas roupas são baratas significa que elas são de baixa qualidade, portanto, elas não durarão muito tempo. E eles vão direto para um aterro após alguns meses. A H & M tenta corrigir isso com um serviço de cobrança de roupas: você pode levar suas roupas velhas para uma loja H & M e eles lhe darão desconto em sua próxima compra.

Outras marcas têm linhas “conscientes da moda”, como a Puma, a Adidas, até mesmo a Zara tentou saltar no vagão consciente da moda tirando alguns materiais da produção (como pele angora) ou construindo “lojas eco eficientes”.

Isso é suficiente? Claro que não. Se você absolutamente deve comprar de marcas de “fast fashion”, por favor, compre suas linhas conscientes da moda. Mas se você puder, não compre nada deles. A moda rápida é o que causa poluição, condições de trabalho precárias e geralmente é uma indústria bastante injusta. Se você quer ser consciente da moda, compre menos. Compre de empresas menores. Comprar de empresas locais. Compre roupas usadas. Eu mencionei comprar menos coisas?

moda consciente

Moda Consciente: sem crueldade, sustentável, ética?

A moda consciente é a moda sem crueldade? Ou é uma moda sustentável? Ou devemos parar de explorar os animais e o planeta por completo e nos referirmos ao trabalho ético quando isso acontecer?

A moda consciente é tudo isso ao mesmo tempo.

Moda Livre de Crueldade

Uma peça de vestuário é considerada livre de crueldade quando, em nenhum passo de sua produção, os animais sofreram ferimentos. Uma peça sem crueldade é feita de materiais naturais ou sintéticos, e nunca é tingida com corantes de roupas derivados de animais. Qualquer coisa que tenha pele, couro, seda e lã nele não pode ser livre de crueldade, nem mesmo se o animal não foi morto no processo.

Moda Sustentável

Sustentável pode se referir a muitas coisas, especialmente no campo da moda. Digamos que uma peça de vestuário é sustentável quando seu processo de produção foi planejado para não afetar o meio ambiente. Um produto é sustentável quando não são utilizados produtos químicos poluentes (nocivos para o planeta e os trabalhadores), quando o desperdício de água é reduzido ao mínimo e quando as emissões de carbono são tão baixas quanto possível (por isso, o couro nunca pode ser sustentável. Maior emissor de carbono do que todos os transportes do mundo em conjunto, carros e aviões incluídos). As empresas sustentáveis também se comprometem com uma política de zero devolução. Eles costumam usar materiais reciclados e menos materiais de embalagem.

Moda ética

A última e terceira qualidade que tem que entrar em jogo quando falamos sobre moda consciente é a ética. Quando é uma roupa ética? Os trabalhadores devem receber, pelo menos, o salário mínimo. Se eles vivem em países em desenvolvimento, suas condições de trabalho devem ser seguras: luz, ar e proteções suficientes, quando necessário. O trabalho infantil não deve ser considerado por uma marca ética.

Você é um comprador consciente da moda? Você fez a transição para uma compra completamente livre de crueldade, sustentável e ética? Comente suas experiências com a moda sustentável e não esqueça de compartilhar esse texto para que mais pessoas saibam a existência de uma moda mais consciente.

Traduzido e adaptado de Style on Vega

Compartilhar:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>