Eu posso reciclar?

Vivemos num mundo de desperdícios. Nós podemos ajudar com pequenas atitudes no nosso dia a dia. Depende da consciência de cada um reduzir a quantidade de lixo produzida nas cidades. Essas são frases marcadas no discurso de quem quer ajudar o meio ambente. Mas na prática, isso realmente acontece? Tem muita gente que não faz a coleta seletiva, por exemplo, simplesmente por não saber ao certo o que pode e o que não pode ser reciclado.

Mais do que acreditar e disseminar as idéias, temos que agir e dar o exemplo. Por isso, hoje vamos tentar ajudar você a tirar algumas dúvidas sobre a reciclagem. Cada ser humano produz, em média, 5 kg de lixo por dia. Isso leva a 240 mil toneladas de lixo no Brasil diariamente. Sabendo que a coleta seletiva e a reciclagem não é um modelo completamente adotado, como você imagina seu futuro?

Quase tudo o que consumimos é pode ser reaproveitado, desde garrafas PET até restos de comida. Cabe a nós saber o que pode ou não ser encaminhado para a coleta seletiva e separar o lixo em nossa casa. O blog Isso mesmo! listou os principais materiais na tabela a seguir.

*Confira a matéria completa, aqui.

Agora é com você. Procure saber na prefeitura da sua cidade o dia da coleta seletiva e, se não houver a coleta específica, entre em contato com a câmara de vereadores para que um projeto seja iniciado. Mude também seus hábitos. Para para pensar se tudo o que você compra é realmente necessário. Confira o vídeo que já postamos aqui sobre o consumo consciente.

Mãos à obra! Faça a diferença na sua casa, na sua comunidade, dê o exemplo e, aí sim, encha a boca para dizer as frases que citamos no início do post.

Para saber mais sobre reciclagem , confira a Recicloteca, um site bem bacana que indicamos!

Uma ideia sobre “Eu posso reciclar?

  1. LI NA REPORTAGEM QUE EMBALAGENS LONGA VIDA NÃO PODEM SER RECICLADAS, MAS TRABALHEI EM UM PROJETO CHAMADO “BRINQUEDOTECA”, COMPOSTO POR ALUNOS DE PEDAGOGIA QUE UTILIZAVAM A CAIXA DE LEITE LONGA VIDA PARA FAZER BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS, ASSIM, A CAIXA DE LEITE LONGA VIDA ERA TRANSFOMADA EM UM BOB ESPONJA E NÓS TIVEMOS MUITA DIFICULDADE PARA ENCONTRÁ-LAS E QUANDO AS ENCONTRAVAMOS ESTAVAM SUJAS, COM RESTOS DE LEITE, DIVULGUEM ESSE ESSE TIPO CRIATIVO DE RECICLAGEM… PROFESSORES, REALIZEM ESSE TIPO DE ATIVIDADE COM SEUS ALUNOS…OBRIGADA!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>