Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

Entenda o que é a Moda Slow Fashion

Entenda o que é a Moda Slow Fashion

Em contrapartida ao Fast Fashion, o Slow Fashion surgiu inspirado no Slow Food. A ideia por volta desse conceito é que precisamos ser conscientes ao comprarmos nossas roupas, calçados e acessórios. É necessário que paremos de comprar descontroladamente, apenas porque somos incentivados, seja pelas novas tendências da estação ou por impulso.

O que é Slow Fashion

A criadora desse conceito é a inglesa Kate Fletcher. Ela se inspirou no movimento já existente na indústria da alimentação, conhecido como Slow Food.

Comprar pensando em como foi fabricada sua roupa ou comprar de brechós são alguns dos princípios que norteiam esse movimento. Dessa forma, podemos começar a ser conscientes de todo o caminho feito pelas peças até chegar nos nossos guarda-roupas. Assim, percebemos o quanto pessoas são mal pagas para que a roupa chegue de forma mais barata às lojas e o quanto a indústria preocupa-se apenas em lucro, não importando o caminho do meio.

Princípios do Slow Fashion

Dentro do Slow Fashion há alguns princípios ou valores que definem esse conceito. Vamos a eles:

Qualidade acima da quantidade

slow fashion

Prezar pela qualidade ao invés da quantidade vai fazer com que suas peças durem mais e você não precise comprar muitas peças que vão durar pouco. A ideia do mercado é produzir algo com baixa qualidade que fará com que logo você tenha que comprar uma nova peça. Nesse processo o meio ambiente é prejudicado, pois vai ser produzido mais lixo, sem contar que você gastará mais.

Menos é mais, então compre poucas roupas que sejam de qualidade e que você sabe que vai usar.

Opte por brechós

Brechó

Comprar roupas que são de segunda mão é uma boa escolha, pois evita-se que elas fiquem inutilizadas no fundo do armário de alguém e evita que ela vá parar em um lixão. Sem contar que hoje, os brechós selecionam e deixam as peças cheirosas e prontas para uso.

Customize suas peças

Customizar

Ao invés de comprar uma nova calça porque ela ficou com uma mancha, por que não customizá-la? Customize mais suas roupas e evite o consumo sem a real necessidade. Além disso, você terá peças novas sem precisar gastar muito.

Dê valor ao local

comércio local

Compre peças da loja que fabrica seus próprios produtos ou que são feitas artesanalmente. Assim, você estará contribuindo para a economia local e para que essas pessoas continuem seus comércios.

Além do mais, dessa forma você está ajudando o planeta, pois a roupa que comprar não vai viajar por longas distâncias para chegar até a sua casa.

Desapegue

doar

Sabe aquelas peças de roupas, calçados ou acessórios antigos? Doe!

Faça o seguinte, dê uma geral no seu guarda-roupa e toda peça que você não usou durante o último ano separe para doação. Ou mesmo, venda para um brechó. 

Compre de forma consciente

comprar consciente

Procure saber como é feita a roupa que você compra, quem trabalha nas fábricas e em que condições essas pessoas trabalham. Procure saber também quais materiais são usados e qual é todo o processo de fabricação da roupa até chegar à loja.

Seja consciente ao comprar suas roupas, calçados e acessórios. Lembre-se, o menos é mais e a qualidade é melhor do que a quantidade.

Compartilhar:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>