Mr. Fly l Moda Sustentável - peças ecológicas e conteúdo consciente

Mr.Fly e camisas de malha pet viram manchete

Mr.Fly e camisas de malha pet viram manchete

A Mr. Fly é exemplo de uma empresa que aposta na sustentabilidade, por isso,  nossa diretora geral  foi convidada a falar um pouco mais sobre a empresa e sua iniciativa sustentável para o o jornal “Diário Regional”. A matéria foi publicada na edição do dia 15/16 (domingo/segunda-feira).

Para você que não leu sobre a matéria, postaremos ela abaixo:

“A sustentabilidade ambiental tem sido discutida nos diverso setores da sociedade, como uma alternativa de desenvolvimento aliada a preservação da natureza. É o caso da moda sustentável, conhecida como moda verde, que produz roupas a partir de material sustentável.

Em Juiz de Fora, já existem empresários que se preocupam com o ecossistema e investem no setor. A diretora geral da Mr. Fly, umas das empresas que fazem uso desse tipo de material para confecção de vestuário, Anna Lopes, acredita que essa idéia seja uma ajuda na preservação ambiental. “”quando resolvi montar nosso empreendimento tive a idéia de fazer algo que minimizasse os prejuízos ao meu ambiente”, destaca.

Anna explica que são utilizadas malhas PET para a confecção de suas roupas. Essas malhas são produzidas a partir de garrafas PET’s recicladas, ajudando assim a tira-las do meio ambiente. “A cada camisa produzida, são menos duas garrafas poluindo a natureza”, pontua. Porém, segundo Anna, algumas pessoas ainda sentem preconceito em adquirir os produtos por serem de material reciclado. “Mas a qualidade é muito boa, além do conforto”, esclarece.  Na produção desse tipo de malha, ainda são economizados 30% de energia.

Para a professora do curso de design de moda, Selma, Flutt, os resíduos deixados por indústrias têxteis também podem ser utilizados para a confecção do vestuário. “Trabalhamos junto com os alunos peças feitas a partir de sobras de tecidos, acredito que seja possível pensar em sustentabilidade já na faculdade”, destaca.

Malha PET

As garrafas PETs recicladas tem seus rótulos e suas tampas retiradas, logo após são lavadas e separadas por cor. Passam por um processo de secagem e depois são moídas. Tranformando-nas em flakes (flocos), pequenos pedaços de plástico picados.  É feita uma fusão numa temperatura em torno de 360graus e depois de fundido, o material é triturado e as impurezas sólidas são retiradas. Esse material é triturado e colocado na forma de “chips” que são grãozinhos milimétricos. Logo após esse processo, a matéria PE encaminhada para uma fabrica onde será feia a fibra. Onde é retirada a umidade, repetindo o processo de fusão e o material é passado por equipamentos que o separam em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que o algodão. É feita uma estiagem para confecção do fio que pode ser cortado em vários tamanhos.

MATERIAL ALTERNATIVO

Outros tipo de matérias são usados na produção de roupas, calçados e acessórios. Por exemplo, o algodão orgânico, que é cultivado sem uso de sustâncias químicas que auxiliam no crescimento ou até mesmo na distribuição de pragas. Além da fibra de bambu, que pelas suas características resultam em roupas leves e macias. E a Janu, planta sem nenhum impacto ambiental, cultivada apenas com água, sem necessidade de agrotóxicos. “

Você pode ser a matéria na integra no link: http://www.diarioregionaljf.com.br/?

 

Comment ( 1 )

  1. ReplyFábrica de Camisetas Promocionais.
    Parabéns por esta iniciativa, Pena que poucas pessoas pensão desta maneira .

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>