Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

Aprenda como fazer desodorante caseiro com apenas 4 ingredientes

Aprenda como fazer desodorante caseiro com apenas 4 ingredientes

Você já parou para pensar quantas substâncias existem em um desodorante que compramos e se elas podem fazer mal à nossa saúde? Indo mais além, você já pensou em fazer seu próprio desodorante? Não é necessário muitos ingredientes para fazer seu próprio desodorante. E hoje, vamos te ensinar como fazer desodorante caseiro com apenas quatro ingredientes!

Por que você deve fazer seu próprio desodorante

Aqui estão alguns dos motivos pelos quais você deve começar a fazer seu próprio desodorante:

1. Sem produtos químicos agressivos

Se você ler os rótulos dos desodorantes que costuma comprar, vai notar que há substâncias que nem sabemos para que serve e que possuem nomes quase impronunciáveis. O problema consiste em que algumas delas são realmente tóxicas e podem até influenciar nos nossos hormônios. Dê uma olhada em algumas dessas substâncias que estão presentes nos desodorantes:

Parabeno – Se você ver a palavra parabeno ou paraben (por exemplo, isobutylparaben, ethylparaben e methylparaben) na lista de ingredientes fique atento. Essa substância é utilizada para conservar o produto, porém os parabenos são substâncias muito nocivas que demonstram afetar negativamente o sistema endócrino e alterar os hormônios.

Alumínio – O alumínio é utilizado na composição dos desodorantes para evitar a transpiração, para isso ele impede que o suor seja eliminado. A questão é que o alumínio provoca o crescimento das células de câncer de mama, segundo estudo.

Triclosan – Essa substância, que na verdade é um pesticida, pode ser encontrado tanto no desodorante como em produtos de cuidados bucais. Ele é nocivo, podendo agravar alergias, causar desequilíbrio hormonal e até causar inflamações.

2. Poucos ingredientes

Enquanto que os desodorantes comprados possuem inúmeras substâncias, o caseiro leva poucos ingredientes em sua composição. Isso porque, você precisa de elementos que funcionem contra o odor do suor e mais um componente que conserve o desodorante. Para conservar podemos usar os óleos essenciais, que além de terem essa função, são antimicrobianos e antioxidantes.

3. Barato e rápido de fazer

A receita que você vai aprender hoje é rápida de fazer e com custo baixo. Ela possui apenas quatro ingredientes e leva cinco minutos para ser feita!

4. Sem irritação

As fragrâncias artificiais dos desodorantes comprados podem causar irritações na sua pele. Fique longe disso fazendo seu próprio desodorante caseiro!

como fazer desodorante

Faça seu próprio desodorante caseiro

Você vai precisar de:

  • 4 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 5 colheres de sopa de amido de milho;
  • 1 colher de sopa e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 20 gotas de óleo essencial de eucalipto.

Como fazer

1. Coloque todos os ingredientes, exceto o óleo essencial, em uma panela com fogo baixo.

2. Mexa com uma colher de pau até que fique homogêneo.

3. Desligue o fogo e deixe esfriar por cerca de um minuto. Em seguida, despeje a mistura em um frasco de vidro. Não use plástico, pois derrete.

4. Adicione o óleo essencial e misture bem com um pauzinho. Quando estiver bem frio, o desodorante vai ficar com uma consistência cremosa.

5. Está pronto! Agora é só armazenar à temperatura ambiente em um local fresco e escuro. Ele dura mais de 3 meses nessas condições.

Para aplicar é só pegar uma pequena quantidade nos dedos e espalhar pela axila. Ele vai ser absorvido pela pele e protegerá você durante o dia.

desodorante caseiro

Funcionalidade de cada ingrediente

Bicarbonato de sódio e amido de milho – Absorve o suor e a gordura da pele, além de neutralizar o mau cheiro.

Óleo de coco – Deixa o desodorante com uma consistência cremosa. Ele é anti-inflamatório, hidrata a pele, evita irritações e erupções cutâneas.

Óleo essencial de eucalipto – O óleo dá o aroma ao seu desodorante. Porém o de eucalipto, além de possuir um cheiro mais suave que a citronela, é refrescante e repelente de insetos. Mas se você quiser usar outro óleo, não tem problema. É só substituir na receita.

Agora que você já sabe como é fácil preparar seu próprio desodorante, não perca mais tempo e faça o seu!

Compartilhar:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>