Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

7 dicas de como personalizar caixote de madeira e usá-lo na sua casa

7 dicas de como personalizar caixote de madeira e usá-lo na sua casa

Decorar a casa pode ser mais simples do que se imagina. Com itens de baixo custo ou que iriam ser descartados você pode criar móveis e objetos decorativos. Um desses exemplos de baixo custo é o caixote de madeira.

Esse item é muito conhecido nas feiras de verduras e alimentos, pois é seu principal meio de acondicionamento. O problema está em que são descartados depois de terem sido usados poucas vezes.

Dessa forma, muita madeira estaria indo para o lixo. E é aí que entra um pouco de criatividade, sustentabilidade, marcenaria e a necessidade de precisar de um móvel ou objeto de decoração. Um caixote de madeira pode se transformar em inúmeros formatos de móveis e objetos decorativos e fazer parte da sua casa.

Como encontrar um caixote

Para isso você só vai precisar encontrar um lugar em que eles estejam sendo descartados ou, se preferir, comprar de quem os produz. Mas como a ideia é ser sustentável vamos optar pela primeira opção.

Os lugares que você pode encontrar esses caixotes usados podem ser tanto grandes centros de distribuição de verduras e legumes, como pequenas feiras.

Materiais necessários para a personalização

Os principais materiais que você precisará são itens de marcenaria, como martelo, prego e serrote. Depois entram as lixas, tintas e pincéis.

Dependendo no que você quer transformá-lo poderá precisar de rodinhas e tecido. Mas vamos ver isso com calma a seguir com nossa lista de como transformar o caixote em algum objeto para a sua casa.

1. Estante divisória

estante divisória

Esse é um móvel que vai servir tanto para separar ambientes, como para acondicionar seus objetos como livros e plantas. Para construí-lo será necessário alguns caixotes (confira o tamanho que vai querer a divisória e veja quantos vão ser necessário), lixa, tinta, martelo e pregos.

Você terá que lixar os caixotes, aplicar pelo menos 2 demãos de tinta. A pintura é importante para proteger a madeira e também para deixá-lo da cor que mais gostar. Depois agrupe-os da maneira que preferir. Se quiser fixar um no outro utilize os pregos e o martelo.

2. Mesa de escritório

 

mesa de escritório

Para esse móvel será necessário caixotes para os pés da mesa, em média de 4 a 8 caixotes, vai depender da largura da sua mesa. Você vai precisar de tábuas para o tampo.

Primeiro lixe e pinte todos os caixotes e as tábuas. Depois fixe um caixote no outro com pregos e reúna as tábuas fixando uma na outra (você pode utilizar um pedaço de madeira e pregá-las nele). Agora é só montar! Se preferir pode colocar um tampo de vidro por cima do de madeira.

3. Nichos para plantas ou objetos

nicho

Caixotes podem virar lindos nichos para a área de serviço, cozinha ou sala. Para isso é necessário lixar e pintar. Depois basta fixá-los na parede.

4. Banco

banco

O que acha de ter um banquinho super confortável que se move com facilidade? Para isso, tenha um caixote em mãos, rodinhas de metal, tinta, lixa, tampo forte de madeira e um assento estofado.

Como sempre, lixe e pinte o caixote. Agora fixe o tampo de madeira, que será a base do assento, e fixe as rodinhas na base do caixote. Agora é só colocar o assento estofado!

5. Sapateira

sapateira

Para guardar seus calçados uma sapateira é a melhor opção. Nela eles ficam organizados e você sempre vai saber onde encontrá-los. Construa sua sapateira com caixotes!

Para isso lixe e pinte-os. Depois é só dispô-los do seu jeito e está feita uma sapateira!

6. Cantinho para seu pet

cantinho do pet

Seu cachorro ou gato também podem fazer uso do caixote. Você pode construir um lugarzinho para eles descansarem, para isso tenha em mãos um caixote, lixa, tinta e uma almofada confortável.

Agora é só retirar uma das tábuas de um dos lados do caixote, lixar, pintar e acomodar a almofada dentro dele. Se quiser, ainda pode personalizar pintando o nome do seu animal de estimação.

7.Rack para TV

rack para tv

Você pode transformar 4 caixotes em um rack para a sua TV. Para construir é necessário lixar, pintar e agrupá-los pregando um no outro. Se preferir, pode fixar rodinhas na base.

Bônus – Mesa de centro

Sim, temos um bônus para vocês! Acompanhe nas imagens e confira como fazer uma mesa de centro para a sua sala com caixotes!

mesa de centro

Compartilhe se gostou das dicas e deixe nos comentários o que na sua casa também é feito com caixotes 💚

Compartilhar:

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>