Mr. Fly | Moda Sustentável - Peças ecológicas e conteúdo consciente

4 alternativas incríveis ao couro animal

4 alternativas incríveis ao couro animal

É triste pensar que animais ainda são explorados para a satisfação de algumas pessoas. Ver uma bolsa ou um sapato feito com couro animal pode até chamar a atenção pela sua exuberância, mas guarda dor e sofrimento em cada detalhe. Isso porque animais são criados apenas para morrerem e virarem bolsas, sapatos, chapéus ou jaquetas. Porque não usar a tecnologia que temos para um tipo de couro ecológico?

Essa alternativa já existe, aliás, mais de uma! O que falta é incentivo e consciência para que elas fiquem mais conhecidas e substituam de uma vez o couro animal. Confira 4 dessas alternativas ao couro animal:

1. Muskin

muskin

Este couro vegetal biodegradável desenvolvido por Grado Zero Espace é extraído de cogumelos e bronzeado com métodos livres de químicos. O Muskin é mais suave do que camurça, respirável, flexível e à prova de água.

2. Piñatex

Piñatex

A Dra. Carmen Hinojosa é a criadora da Piñatex e CEO da Ananas Anam. Piñatex é uma alternativa ao material de couro feito com as fibras de celulose extraídas das folhas do abacaxi. Esse couro ecológico é macio, flexível e forte. É certificado como “Vegan Fashion Label” pela PETA e recebeu o Prêmio de Inovação em 2015.

3. Wineleather

Wineleather

O Wineleather é um couro vegetal feito de fibras e óleo obtidos a partir do bagaço da uva: peles, caule e semente. Ele foi desenvolvido pelo arquiteto Gianpiero Tessitore de Milão na Itália, que usou as sobras da fabricação do vinho para criar um produto sustentável e livre de sofrimento.

4. Fruitleather Rotterdam

Fruitleather Rotterdam

A cena de todo final de feira, em que as frutas mais feias ou em estado de composição iam para o lixo, intrigou estudantes de design de Moda da Holanda. Dessa forma, surgiu o projeto Fruitleather Rotterdam, em que essas frutas são transformadas em um tipo de tecido, parecido com o couro. Esse tecido pode ser usado para a fabricação de bolsas, por exemplo, e ser um substituto do couro animal.

O que você acha dessas alternativas ao couro vegetal? Comente sobre o assunto.

E se gostou, compartilhe o post para que mais pessoas conheçam os vários tipos de couro vegetal existentes.

Compartilhar:

Comments ( 2 )

  1. Replynavegador
    Adorei.Sempre gostei da textura e das peças feitas com couro,mas por outro lado o sofrimento animal nunca será uma opção, para mim.Só não sei onde encontrar esses materiais para o meu artezanato.
    • Mr. FlyReplyMr. Fly
      Olá Emanuel, o que você pode fazer é comprar o couro sintético. Há alguns disponíveis na internet para compra. Ou então, tentar entrar em contato com as marcas de couro ecológico da matéria para ver se os produtos estão disponíveis para comercialização.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>